top of page

EXERCÍCIOS FÍSICOS DURANTE A QUARENTENA

Por: Paula Barros de Lins e Silva, Fabiano César de Medeiros Júnior e Ana Carolina Zimmermann

Discentes do 6º e 8º Período do Curso de Medicina da UFRN

WhatsApp Image 2020-06-09 at 8.00.51 PM.
WhatsApp Image 2020-06-09 at 8.00.51 PM
WhatsApp Image 2020-06-09 at 8.00.51 PM
Olá, somos Paula, Fabiano e Carol e somos monitores do Programa de Tutoria Mentoring do curso de medicina da UFRN. Hoje vamos falar um pouco sobre exercícios físicos. Sabemos que praticar esportes traz grandes benefícios, contribuindo para a nossa saúde física e mental. Comprovadamente, eles ajudam a reduzir a depressão e ansiedade, que podem estar exacerbados devido ao momento que estamos vivenciando.
WhatsApp Image 2020-06-09 at 09.28.20.jp

Fonte: Disponibilizado pelo autor

Os esportes podem ser praticados individualmente ou em equipe e, ao contrário do que se imagina, muitas atividades físicas podem ser praticadas em casa mesmo em um espaço bem pequeno e com materiais improvisados. Para demonstrar como esses exercícios podem ser feitos e estimular a prática, a Atlética de Medicina da UFRN, conhecida como Potigarra, fez uma parceria com professores de Educação Física e resolveu disponibilizar uma variedade de treino  no seu instagram (@potigarra_ufrn), incluindo Yoga, Cardio, Crosstreino, Membros Superiores e Membros Inferiores. Os alunos da Medicina que fazem parte da Atlética gravaram vídeos explicando o passo a passo dos exercícios e desafiaram outros alunos a mandarem fotos praticando, criando uma rede de estímulo a saúde e bem-estar.  
Inspirada no desafio lançado pela Atlética, eu, Paula, resolvi tomar coragem para introduzir a prática de exercícios no meu dia a dia. Porém, sabendo da dificuldade que é começar uma atividade a qual não estava acostumada e criar um novo hábito, resolvi chamar amigos para iniciarem junto comigo. Para respeitar o distanciamento social, utilizei a tecnologia a meu favor: criei um grupo de whatsapp para os treinos e convidei minha turma da faculdade (110). Com o grupo formado, diariamente fazemos videochamadas através do aplicativo do Google Meets às 17h. Marcar um horário específico no dia e combinar com amigos ajuda muito a manter o compromisso com a atividade física (mesmo nos dias em que a preguiça esteja querendo que a gente só fique no sofá kkkkk). Além disso, após o treino, as videochamadas terminam com conversas, risadas e fotos que ajudam a diminuir a saudade dos amigos e o peso emocional de estar em isolamento.  Posso afirmar que o horário do  treino acabou se tornando um dos momentos mais prazerosos do dia. Se você ainda não conseguiu introduzir a prática de exercícios físicos na sua rotina, garanto que vale a pena tentar, com os amigos e familiares fica ainda mais leve e fácil!

Fonte: Disponibilizado pelo autor

WhatsApp Image 2020-06-09 at 09.12.29.jp
Eu, Fabiano César, demorei um pouco para iniciar a prática de exercícios físicos nessa quarentena, mas, felizmente, consegui colocá-la em minha rotina. Existem muitos exercícios que não necessitam de equipamentos específicos para sua realização, utilizando “apenas” o peso do corpo e alguns itens comuns na sua casa dá para fazer uma grande variedade de treinos. Para os que gostam de aumentar o grau de dificuldade dos exercícios, é possível improvisar, como na utilização de garrafas pets contendo areia que servem como halteres. Com a ajuda de um amigo, foi possível fabricar halteres como esses da imagem, que vêm me auxiliando nos treinos. Eles são feitos com cimento e foi possível produzir de diferentes tamanhos e pesos, o que me permite realizar uma série de exercícios.
Um fator importante, que a Paula já citou anteriormente, é o grupo com os amigos, fundamental para a assiduidade nos treinos. Os amigos são indispensáveis para o nosso crescimento pessoal e profissional e, na saúde, não seria diferente. O contato, mesmo que virtual nesse tempo de pandemia, gera um incentivo mútuo que nos fortalece e contribui para a persistência com os treinos, impactando positivamente na nossa saúde física e mental. 
Eu, Carol, assim como Paula e o Fabiano, aproveitei a quarentena para retomar a prática esportiva com maior regularidade. Sempre gostei muito de me exercitar, mas com a correria do cotidiano, confesso não estava me exercitando da forma como gostaria. Em meio a esse momento difícil, sinto que me exercitar diariamente tem contribuído muito para aliviar o estresse. Por mais que fazer exercícios seja cansativo e requer esforço, desde que voltei a praticar diariamente, sinto que tenho tido bem mais energia ao longo do dia e tenho dormido melhor. É verdade que algumas vezes dá aquela "preguiçinha" (principalmente nos dias de chuva), mas uma vez que a gente começa e vence a inércia, tudo flui e no final vem aquela sensação de bem estar que faz todo esforço valer a pena. A regularidade, mantendo sempre o mesmo horário, tem sido fundamental, pois ajudou a retomar esse hábito e manter um momento de autocuidado na rotina diária. Estou realmente muito satisfeita em ter voltado a me exercitar todos os dias e esse é um hábito que não quero negligenciar novamente no futuro. Treinar com os amigos ajuda muito e estou ansiosa para poder logo logo fazer isso sem ser virtualmente.
O Programa de Tutoria Mentoring do curso de medicina da UFRN convida a todos os alunos, professores e ex-alunos a participarem do nosso terceiro desafio e compartilharem conosco um pouco dos seus exercícios nesse período de isolamento social. 
WhatsApp Image 2020-06-09 at 09.08.49.jp

Fonte: Disponibilizado pelo autor

bottom of page