top of page

VOCÊ SABE QUAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PROCURAR PARA OBTER INFORMAÇÕES DE QUALIDADE?

Por: Letícia Sousa e Leonardo Farache

Discentes do 6º e 8º Período do Curso de Medicina da UFRN

2020-06-26.png
2020-06-26 (1).png
Não tem como falar de informações corretas sem antes comentar sobre educação em saúde. Com isso, de forma breve, educação em saúde possui a capacidade de contribuir com informações de qualidade sobre saúde com o objetivo de proporcionar noticias corretas sobre determinado assunto, além de promover um melhor entendimento no tocante aos diversos pilares que circundam as patologias na sociedade.
Neste contexto, a educação em saúde é fundamental para a redução de informes falsos, visto que ela promove a conscientização e entendimento do público em geral sobre determinados assuntos. E isso reflete diretamente na qualidade de vida dos indivíduos, já que- como vocês já puderam perceber, principalmente, durante esta pandemia- notícias errôneas ou fake news estão constantemente circulando nos meios digitais, contribuindo para o medo da sociedade, além de tornar as pessoas mais leigas.
Uma grande aliada da educação em saúde para auxiliar na disseminação de informações de qualidade é a mídia. Porém, você pode estar se perguntando: mas em qual meio de comunicação eu posso procurar informações qualidade? Antes de dar a cereja do bolo, é de suma importância falar sobre como filtrar as notícias que chegam até você.
Nessa conjuntura, a necessidade de filtrar informações é evidente. A quantidade de informações que recebemos hoje simultaneamente é exorbitante, sendo assim, é essencial que separarmos quais delas utilizar como base de nosso conhecimento. A partir disso, vê-se necessário um exercício constante de busca de quais as fontes que vieram tais informações. Quais as recomendações que tal fonte obteve. Qual a fiabilidade e o histórico dessa fonte. Um exercício de questionamento para que por fim se obtenha a real credibilidade daquela informação. Portanto, quando se fala de saúde deve-se sempre questionar as informações soltas que recebemos, aquelas que não vem de instituições e bases de dados de confiança, e ir a fundo da veracidade das mesmas.
           
Diante disso, alguns meios de comunicação e de fontes confiáveis, que vocês podem entrar para adquirir conhecimento, serão listados abaixo:
  • Bases de dados científicos: Estes são os melhores lugares para vocês adquirirem conhecimentos sobre algum assunto da área de saúde, com um bom referencial teórico, baseado em artigos de pesquisa, revisões, relato de caso e entre outros:
    • SciELO
    • Biblioteca Virtual em Saúde
    • Elsevier
    • The New England Journal of Medicine
    • PubMed
  • Agências especializadas na saúde: é possível e coerente obter informações acerca de dados epidemiológicos a partir de organizações regulamentadoras dos programas em saúde, e portanto detentoras de dados críveis. No nosso contexto, são elas:
    • Organização Mundial da Saúde
    • Ministério da Saúde do Brasil
    • Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte:
E, lembre-se: não se culpe se não conseguir manter uma rotina constante. Todos nós funcionamos de maneiras diferentes e o momento que estamos vivendo é muito delicado. Então, fique calmo e faça seu melhor! Procure algo que vá te trazer bem estar e que seja funcional para você! 
O Programa de Tutoria Mentoring do curso de medicina da UFRN convida a todos os alunos, professores e ex-alunos a participarem do nosso quinto desafio e compartilharem conosco as suas fontes de informações favoritas. 
WhatsApp Image 2020-06-25 at 6.15.49 PM.
WhatsApp Image 2020-06-25 at 6.15.50 PM
WhatsApp Image 2020-06-25 at 6.15.50 PM.
WhatsApp Image 2020-06-25 at 6.15.49 PM
bottom of page