top of page
VOCÊ SABE QUAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PROCURAR PARA OBTER INFORMAÇÕES DE QUALIDADE?
Por: Letícia Sousa e Leonardo Farache
Discentes do 6º e 8º Período do Curso de Medicina da UFRN

.png)
Não tem como falar de informações corretas sem antes comentar sobre educação em saúde. Com isso, de forma breve, educação em saúde possui a capacidade de contribuir com informações de qualidade sobre saúde com o objetivo de proporcionar noticias corretas sobre determinado assunto, além de promover um melhor entendimento no tocante aos diversos pilares que circundam as patologias na sociedade.
Neste contexto, a educação em saúde é fundamental para a redução de informes falsos, visto que ela promove a conscientização e entendimento do público em geral sobre determinados assuntos. E isso reflete diretamente na qualidade de vida dos indivíduos, já que- como vocês já puderam perceber, principalmente, durante esta pandemia- notícias errôneas ou fake news estão constantemente circulando nos meios digitais, contribuindo para o medo da sociedade, além de tornar as pessoas mais leigas.
Uma grande aliada da educação em saúde para auxiliar na disseminação de informações de qualidade é a mídia. Porém, você pode estar se perguntando: mas em qual meio de comunicação eu posso procurar informações qualidade? Antes de dar a cereja do bolo, é de suma importância falar sobre como filtrar as notícias que chegam até você.
Nessa conjuntura, a necessidade de filtrar informações é evidente. A quantidade de informações que recebemos hoje simultaneamente é exorbitante, sendo assim, é essencial que separarmos quais delas utilizar como base de nosso conhecimento. A partir disso, vê-se necessário um exercício constante de busca de quais as fontes que vieram tais informações. Quais as recomendações que tal fonte obteve. Qual a fiabilidade e o histórico dessa fonte. Um exercício de questionamento para que por fim se obtenha a real credibilidade daquela informação. Portanto, quando se fala de saúde deve-se sempre questionar as informações soltas que recebemos, aquelas que não vem de instituições e bases de dados de confiança, e ir a fundo da veracidade das mesmas.
Diante disso, alguns meios de comunicação e de fontes confiáveis, que vocês podem entrar para adquirir conhecimento, serão listados abaixo:
-
Bases de dados científicos: Estes são os melhores lugares para vocês adquirirem conhecimentos sobre algum assunto da área de saúde, com um bom referencial teórico, baseado em artigos de pesquisa, revisões, relato de caso e entre outros:
-
SciELO
-
Biblioteca Virtual em Saúde
-
Elsevier
-
The New England Journal of Medicine
-
PubMed
-
-
Agências especializadas na saúde: é possível e coerente obter informações acerca de dados epidemiológicos a partir de organizações regulamentadoras dos programas em saúde, e portanto detentoras de dados críveis. No nosso contexto, são elas:
-
Organização Mundial da Saúde
-
Ministério da Saúde do Brasil
-
Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte:
-
E, lembre-se: não se culpe se não conseguir manter uma rotina constante. Todos nós funcionamos de maneiras diferentes e o momento que estamos vivendo é muito delicado. Então, fique calmo e faça seu melhor! Procure algo que vá te trazer bem estar e que seja funcional para você!
O Programa de Tutoria Mentoring do curso de medicina da UFRN convida a todos os alunos, professores e ex-alunos a participarem do nosso quinto desafio e compartilharem conosco as suas fontes de informações favoritas.




bottom of page